Boas maneiras: 4 dicas básicas que você precisa conhecer para não errar à mesa
Você quer descobrir os segredos das pessoas mais refinadas à mesa? Aí vão 4 dicas imperdíveis sobre boas maneiras!
Você é convidada para um jantar ou decide frequentar um restaurante refinado e as boas maneiras se tornam essenciais. E então, o que você faria? Perderia a oportunidade ou descobriria como fazer parte disso? Segunda opção, não é?!
Por isso, vim aqui te dar 4 dicas imperdíveis para você colocar em prática boas maneiras à mesa. Até porque, aprender algo novo, ou se certificar que você esta fazendo corretamente, nunca é demais, não é mesmo?
As dicas que te darei a seguir são fruto de um bate-papo riquíssimo com uma das mulheres mais elegantes que conheço, a Fatima Scarpa ou, carinhosamente, a Fafá, tia do meu marido, que se tornou minha tia por tabela.
Detalhe: ela já jantou (e tomou chás, claro!) com a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II! Tem alguma referência maior quando assunto é boas maneiras?
Pois bem, vamos às dicas de boas maneiras à mesa!
Dica 1: O GUARDANAPO
Ao sentar-se, não se esqueça dele, o guardanapo no colo.
Não importa se outras pessoas ainda não se sentaram, se você sentou, já coloque o seu guardanapo no colo. Se for muito grande, não tem problema: você também pode dobrá-lo e apoiá-lo sobre as pernas.
Importante: se você está na casa de alguém e estamos falando de um jantar americano, use o guardanapo, mas não se sirva antes da dona ou dono da casa, a não ser que essa pessoa diga a você iniciar.
Dica 2: AS TAÇAS
Na taça maior, água, na menor, vinho.
Independentemente do jantar, seja na casa de alguém ou em um restaurante fino, a maior taça será para a água e, a menor, para o vinho.
Existem também as taças “all purpose”, que servem para todos os tipos de bebidas, parece a taça de gin, sabe? No entanto, via de regra, na maior vai à água e na menor servimos o vinho.
Dica 3: O PÃO
Nunca leve o pão à boca ou pegue um pedaço maior que o necessário.
Em muitos jantares finos, o pão pode fazer parte do menu servido, por exemplo, com uma sopa ou outro prato principal. No prato destinado ao pão, corte-o com as próprias mãos e leve os pedaços pequenos à boca.
Nada de morder o pão inteiro ou retirar pedaços grandes demais, ok?
Dica 4: OS TALHERES
Ao terminar, garfo e faca retos em relação ao centro do prato.
A dúvida que vale um milhão de libras esterlinas! Risos…
Muitas pessoas acreditam que, ao terminar, os talheres devam ficar nesta ou naquela posição.
Bom como a Fátima Scarpa compartilhou comigo, para não errar, assim que finalizar o prato, coloque garfo e faca retos, com as hastes direcionadas a você. Garfo do lado esquerdo e faca do lado direito, com as cerras viradas para o garfo.
Curtiu? Quer conferir mais dicas imperdíveis de boas maneiras de ninguém menos que Fátima Scarpa? Criamos um curso incrível para te ensinar tudo, é só clicar aqui!
Um abraço no seu coração,
Cá
