O dilema da mulher moderna: existe receita para a perfeição?
O que faz de você uma mulher moderna? A resposta para essa pergunta não é simples de ler - e muito menos de viver.
Ah, a mulher do século XXI. Ela estuda, trabalha, cuida dos filhos e da casa, tudo ao mesmo tempo. Mas não posso dizer que isso é fácil e mágico.
Na verdade, hoje eu quero ajudar você a refletir um pouco mais sobre quem é a mulher moderna. O que ela faz? Sobre o que ela pensa? Como ela lida com o mundo?
São muitas perguntas. Precisamos pensar juntas sobre algumas coisas antes de respondê-las. Exceto que, na verdade, o que você vai entender ao longo deste texto é que essas perguntas não possuem uma resposta.
Porque, afinal, o que faz uma mulher ser moderna? Mais um questionamento sem resposta fácil.
Vamos, portanto, conjecturar um pouco sobre o nosso papel na sociedade atual, o nosso papel como mulheres… vivendo os dias de hoje. Que, eu já adianto, não é apenas um.
Cada vez mais, as mulheres modernas se diferenciam. Estamos finalmente tomando as nossas decisões sobre nossas vidas e isso faz com que sigamos por vários caminhos.
Cada uma com os seus vários papéis.
A Equilibrista de Pratos
Gosto de dizer que hoje em dia a mulher precisa ser uma equilibrista de pratos, em que ela deve segurar todos eles ao mesmo tempo.
Tem o prato da maternidade, da dona de casa, do trabalho, estudos, do corpo perfeito, casamento perfeito… são vários se amontoando.
Por isso eu comentei que não é simples ou mágico. A mulher moderna tem apenas dois braços, mas precisa segurar todos esses pratos.
E nem todos eles foram escolhidos, alguns foram impostos a nós, e parece que o mundo colabora para que a mulher procure pela perfeição em todos os aspectos da sua vida: a publicidade, revistas, o Instagram - onde parece que todos têm uma vida perfeita - e até os filtros que transformam o seu rosto em outro.
Tudo isso revela supostas mulheres que conseguiram alcançar a perfeição em absolutamente tudo, o que não é verdade.
Mas como superar essa busca pela perfeição?
(Eu fiz um vídeo para falar mais sobre esse dilema da mulher moderna do meu ponto de vista. Clique aqui para assistir.)
O primeiro passo pode parecer clichê, mas é a verdade: é entender que não existe perfeição.
Assim, você se livra de alguns pratos que te pressionam e consegue se permitir errar. A perfeição é um filtro e os filtros são só para agradar os outros.
Com esse entendimento, você consegue ficar mais leve. Você consegue lidar melhor com os erros, porque sabe que vai chegar o momento do acerto.
Mas entenda: se permitir errar não é aceitar ficar parada, muito pelo contrário. O ser humano, naturalmente, seja homem ou mulher, busca soluções. E é isso que faz com que nós consigamos crescer, evoluir.
Você vai errando, mas não desiste de tentar até alcançar e ser a mulher que você deseja se tornar. Você, mulher moderna, não desiste.
Então, quem é a mulher moderna?
A mulher moderna não é uma. São várias. Somos mulheres de diferentes culturas, ideias, religiões e histórias.
E é fundamental que nós respeitemos umas às outras em nossas diferenças e semelhanças.
Somos modernas porque vivemos o hoje e lutamos contra todos esses pratos que tentam nos fazer carregar.
Você mesma pode escolher seus pratos. Acredite em si mesma, persista nos seus objetivos e encontre a sua essência, minha amiga.
Ficarei feliz em segurar a sua mão e ajudar você a chegar lá. Faça isso também pelas mulheres da sua vida.
Um abraço no seu coração,
Cá
