O divino que vive em você: uma reflexão sobre Deus
Uma conversa sincera não sobre crenças ou religião, mas sobre o que, para mim, torna algo divino.
Deus pode ser um assunto complexo para muitas pessoas. Discutir sobre Ele pode causar brigas, intolerância, até guerras.
Por isso, eu não estou aqui para discutir as diferentes crenças, religiões e nem sobre o que é certo ou errado.
O que eu gostaria é de trazer para você algumas reflexões para as quais a minha fé me leva e, se você se identificar, estamos juntas nessa. Se não, tudo bem! Também estamos juntas nessa.
Eu tenho um vídeo completo no meu Instagram onde falo um pouco mais profundamente sobre meus sentimentos em relação a Deus (que você pode assistir na íntegra, clicando aqui).
Vamos, primeiro, pensar um pouco sobre a palavra que eu usei no início do texto: DIVINO.
Divino [adjetivo]
- Relativo a ou proveniente de Deus ou de um ou mais deuses.
- Semelhante a Deus ou aos deuses, ou assim considerado.
Essas são as primeiras definições da palavra quando você procura na internet. Ou seja, o divino não remete a uma religião específica, mas a algo ou alguém que contém essa energia relativa à divindade.
E a segunda coisa sobre a qual eu quero falar é justamente sobre isso: energia.
Onde está o Deus que eu acredito?
Para mim, tudo existe com Deus. Ele é energia, essência, força. É a vida, sou eu e você.
Deus está no sorriso que você dá para alguém que ama, na lágrima de alegria por uma conquista, mas também na tristeza de alguma perda.
Deus está nos sons, na natureza, no céu, no mar. Nos seus sentimentos, nas suas amizades, no trabalho que você faz arduamente todos os dias.
Em tudo, eu vejo Deus. Quando me olho no espelho, eu O vejo dentro de mim. Quando alguém faz uma boa ação para outra pessoa, para mim, é uma manifestação divina.
Deus é uma energia que habita em tudo e todos, em qualquer coisa e qualquer lugar. Se nos conectamos com essa energia, se a reconhecemos em nós, estamos próximas de Deus.
Se tudo é proveniente Dele, se tudo foi feito e veio do Deus que eu acredito ou do Deus que você acredita, então tudo é divino. Inclusive você.
Ele sonda e conhece o seu coração e os seus pensamentos.
Quando nova, eu imaginava um Deus velhinho, quase um Papai Noel, sentado no seu trono no céu, nos observando. E no mínimo sinal de erro, eu deveria conversar, rezar, pedir perdão.
Hoje eu vejo que cada pessoa tem seu ritual. Para algumas é ir à Igreja ou orar antes de dormir. Para outras, pode ser nadar em um rio ou ver o pôr do sol.
O que eu sempre digo aos meus filhos é que se você está buscando a Deus, pode procurá-lo na sua própria essência, no que te faz humano, no que te faz sentir conexão.
Ele sonda o seu coração e conhece os seus pensamentos. Então se você não tem o seu ritual definido, tudo bem também. Ele sabe dos seus sentimentos, ele te conhece, pois vive dentro de você.
O que você é, reflete a Deus. É divino.
Se você vive a sua verdade, respeita o próximo e a si mesma e busca sempre fazer o bem, você encontrou o seu Deus.
Se você tenta sempre fugir do orgulho, da arrogância, da intolerância, ou se arrepende quando alguma dessas coisas se revela, você está indo de encontro a Deus.
Sinta o amor, viva a compaixão e o perdão… assim, Deus nunca estará distante, minha amiga.
Faça como eu: se veja no espelho, olhe no fundo dos seus olhos. Ali, está a sua vida. Ali, está Deus.
Um abraço no seu coração,
Cá
