Uma vez alguns cientistas fizeram um teste que fez toda a diferença na minha vida.
Eles pegaram duas plantas: para uma, sempre repetiam coisas ruins, negativas e tristes. Para a outra, diziam coisas positivas, bonitas e elogios.
O resultado? A plantinha que recebeu, através da fala, más intenções, foi murchando até morrer. Enquanto a que recebeu boas vibrações, manteve a beleza e a vivacidade do seu ciclo natural de vida.
Foi um teste provando todo o ponto que eu vou tratar neste texto: que a palavra é uma manifestação concreta do que você traz para o mundo, portanto manifeste o seu melhor.
E eu pergunto: qual realidade você está criando a partir da sua fala? Quais são as coisas que você mais escuta de si mesma?
Vamos conversar um pouco sobre isso, mas eu também tenho um vídeo completo sobre o assunto no meu Instagram. Clique aqui para assistir.
Você já ouviu essa expressão? É a Lei do Retorno ou, como muitos chamam, o karma.
Pode ser que você não acredite nisso, no entanto a experiência das plantinhas mostra para nós que, ao menos no mundo das falas, isso funciona.
Quantas vezes você já não se arrependeu de dizer algo? Ou pediu desculpas por algo dito que machucou alguém?
Mesmo com o perdão, não dá para você voltar atrás. O que foi dito, está dito. E quem ouviu, vai conviver com isso.
Muitas vezes parecem até coisas bobas. Você nem percebe que feriu o outro, porém isso deixou uma marca.
Por exemplo, você sabia que o que os pais expressam para os filhos pode afetar toda a sua vida?
Se o filho ou filha comete um erro e os pais repetem “como você é estúpido”, “deixa de ser burro” e coisas assim...
Imagine como é para uma criança, que ainda está formando sua personalidade, ouvir isso? Os pais nem percebem, mas isso pode criar as primeiras inseguranças.
E isso acontece ao longo da nossa vida. O que você diz para o outro, marca. Quando você elogia, gera incentivo. Quando machuca, gera insegurança.
Então aqui a minha primeira sugestão para você: cuidado com o que você expressa para o outro, pois o poder da palavra falada tem muita força e não pode ser apagado.
Além do cuidado ao se dirigir para o outro, aqui vai uma segunda sugestão: cuidado com o que você repete para si mesma.
Porque quanto mais você fala, mais você mesma escuta.
Quantas vezes você já não falou “eu não sou capaz”, “eu não vou conseguir'', “eu não sou suficiente”?
Pare de se colocar para baixo. Você conhece a ideia de profecia autorrealizável?
É quando você tem uma forte crença dentro de você que acaba guiando o seu comportamento. E seus esforços são enfraquecidos pela crença negativa.
Você desiste antes de tentar, você não faz o seu melhor como poderia para alcançar… e é aí que a sua previsão de “não vai dar certo” se realiza mesmo.
Com este texto, eu espero te inspirar a acreditar em si mesma, a acreditar que você é sim capaz e que você é merecedora, é suficiente.
E entendendo o poder que você tem com a sua palavra falada, você tem também a força para mudar os seus pensamentos, a maneira como você se relaciona com os outros e consigo mesma, manifestando a realidade que você deseja.
Consequentemente, isso vai mudar a sua vida.
Repita dizeres de bem e ideias positivas para si mesma em voz alta e coloque os seus esforços para realizar seus sonhos.
Um abraço no seu coração,
Cá
R. Padre João Manuel, 755 - Conj. 91
Jardins, São Paulo - 01411-900
Desenvolvido por INDI